Líder Guajajara é morto em terra indígena no Maranhão


O governo maranhense determinou as primeiras apurações sobre a morte de mais uma liderança Guajajara na terra indígena Arariboia, no Maranhão. Trata-se do professor indígena Zezico Rodrigues Guajajara, diretor do centro de educação escolar indígena Azuru. A morte foi confirmada pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI), na terça-feira, dia 31 de março de 2020.
Indígenas amigos de Zezico informaram que o corpo, encontrado em uma estrada que dá acesso à aldeia Zutiua, tinha marcas de bala. O governo do Maranhão confirmou ter recebido a informação de que houve um homicídio, mas, até o momento, não tem como afirmar a causa da morte.
A Força Nacional, que atua em outra terra indígena guajajara, a Canabrava, foi acionada pelo governo estadual, mas informou que não poderia atuar no caso porque o decreto do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, assinado em novembro só mencionou a terra Canabrava, não a Arariboia.
Zezico teria sido ameaçado de morte por outros indígenas da mesma região. Uma carta subscrita por ele e outros indígenas, relatando as ameaças, foi entregue à Coordenação Regional da FUNAI, em janeiro. Nela, Zezico pede apoio da FUNAI para conseguir um veículo, a fim de ir, com outros sete indígenas, à Polícia Federal de Imperatriz (MA) para o registro de um boletim de ocorrência.
A carta também informa possíveis ameaças contra uma servidora da FUNAI e um cacique guajajara.

Fonte: A Tarde

Postar um comentário

0 Comentários