Secretaria de Saúde de Piritiba divulga relatório com medidas adotadas para o enfrentamento da COVID-19.

Relatório Covid-19 Piritiba

A Secretaria Municipal de Saúde de Piritiba divulgou relatório com medidas adotadas para o enfrentamento da Covid-19. Confira o relatório detalhado:
BARREIRAS SANITÁRIAS:
Viajantes são abordados ao entrar na cidade, onde são questionados sobre histórico de viajem e de permanência. Para os que apresentarem sintomas como tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória acompanhada ou não de febre e se teve contato com caso suspeito e/ou caso confirmado além de outro sintoma gripal relevante, além da ficha de referência do viajante abordado, é apresentado também o termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Notificação de Isolamento e passadas as informações necessárias de etiqueta respiratória e isolamento social durante 14 dias.
Para os que não apresentarem sintomas são passadas as orientações de etiqueta respiratória e é recomendado isolamento social por 7 dias.


IMPLANTAÇÃO DO DISQUE SAÚDE PIRITIBA:
Canal de atendimento criado para atender dúvidas e questionamentos da população sobre a COVID-19 e para receber denúncias sobre a chegada de pessoas vindas de outras cidades.

IDENTIFICAÇÃO E MONITORAMENTO DE PESSOAS VINDAS DE OUTRAS CIDADES:
Em parceria com o terminal rodoviário de Piritiba, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e do recebimento de denúncias através do DISQUE SAÚDE PIRITIBA, é feita a identificação destas pessoas, são colhidas informações, são passadas as orientações de etiqueta respiratória, é recomendado isolamento social por 7 dias e posterior monitoramento pela VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE PIRITIBA.
DECRETOS SUSPENSÕES:
Através de decreto municipal, ficam suspensos por 07 (sete) dias: o comércio local, varejista e atacado e as empresas prestadoras de serviços, por 15 (quinze) dias: os bares, restaurantes, academias, praças, parques, teatros e casas de festa, por 60 (sessenta) dias: os eventos públicos e os particulares, de qualquer natureza, com ou sem fins lucrativos, cuja previsão de aglomeração seja superior a 50 (cinquenta) pessoas, por 60 (sessenta) dias: as aglomerações de pessoas nas igrejas e templos religiosos, por 30 (trinta) dias: o atendimento ao público nas repartições públicas municipais, ressalvados os serviços públicos essenciais e continuados, por 15 (quinze) dias: as aulas escolares, nas Unidades de Ensino públicas e privadas, podendo ser prorrogado por igual período, quantas vezes for necessário, por tempo indeterminado: as reuniões institucionais no âmbito da Administração Pública Municipal, salvo para atender assunto de excepcional interesse público e por tempo indeterminado: as viagens institucionais no âmbito da Administração Pública Municipal, ou na execução de suas políticas públicas e atividades, salvo para atender assunto de excepcional interesse público, nas situações urgentes ou nos casos dos tratamentos continuados e de natureza ininterrupta.
ELABORAÇÃO DE PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19:
Preparar resposta rápida e coordenada para enfrentamento do novo coronavírus no município de Piritiba – Ba
ELABORAÇÃO DO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO (POP):
Foi elaborado Procedimento Operacional Padrão e enviado a todas as unidades de saúde e Hospital Municipal, tendo como objetivo padronizar as ações para a detecção precoce de pessoas caracterizadas como casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus SARSCoV-2; realizar manejo inicial; acionar transporte e encaminhar casos suspeitos para a unidade de referência de forma oportuna e segura; registrar informações clínicas, histórico de viagem internacional ou contato com caso suspeito ou confirmado; investigar e registrar dados de contatos próximos; realizar a notificação imediata ;adotar medidas para evitar casos graves e óbitos; e orientar a população sobre medidas de prevenção.
REDUÇÃO DOS ATENDIMENTOS DOS PROGRAMAS DAS UBS:
Preventivo, puericultura e hiperdia, priorizando assim os serviços essenciais: gestantes, vacinas e atendimento as urgências.
DIVULGAÇÃO SONORA:
Utilização de carro de som nas ruas da sede e povoados conscientizando a população.
FISCALIZAÇÃO DO USO DE MÁSCARAS NOS ESTABELECIMENTOS:
A equipe da Vigilância em Saúde visita os estabelecimentos para passar as orientações sobre as medidas preventivas como: uso de mascaras, disponibilização de álcool gel para os clientes e funcionários.
IMPLANTAÇÃO DA SALA PARA ISOLAMENTO RESPIRATÓRIO NO HOSPITAL:
Foi reservada uma sala para isolamento respiratório e de contato para os pacientes com casos suspeitos e confirmados de COVID-19. A sala possui 03 leitos, podendo ser estendida a quantidade de leitos posteriormente de acordo com a necessidade e urgência de casos. Na sala contamos com os seguintes aparelhos: 01 monitor cardíaco, 1 respirador, aspirador de vias aéreas, além de todas as medicações necessárias para o cuidado a estes pacientes, de forma que não precise os profissionais que estão envolvidos no cuidado a estes pacientes circularem no hospital para ter acesso a medicamentos e demais equipamentos.
VACINAÇÃO CASA A CASA PARA OS IDOSOS:
A vacina contra gripe foi ofertada no domicílio evitando que os pacientes idosos se desloquem até as unidades.
Secretaria Municipal de Saúde de Piritiba – Secretário- Antônio José da Veiga Marcelino


“Vamos seguir cuidando do nosso povo sem medir esforços!” Prefeito Samuel Santana
Fonte: Blog Chapada Urgente

Postar um comentário

0 Comentários