Antes de morrer por Covid-19, jovem mandou áudio para a namorada: “Vão desligar os aparelhos”


Um jovem de 19 anos, identificado como Leandro Santos Azevedo, que morreu no Hospital de Campanha do Wet’n Wild, em Salvador, um dia após ter o resultado do exame positivo para Covid-19, havia mandado um áudio assustado para a namorada enquanto estava internado.

No áudio, o jovem dizia que os profissionais do hospital iam entubar ele e desligar os aparelhos. A mensagem teria sido passada para Talyta Fernandes, namorada de Leandro.

“Eles vão me entubar todo aqui, véi. Vão desligar o aparelho. […] Venha aqui amanhã”, disse Leandro. Durante a troca de mensagens, Talyta pergunta como ele está. Como resposta, o jovem comenta sobre a entubação. A namorada pergunta: “Você está entubado?”. E ele responde, também por áudio, que não está entubado e pede para ela ir ao hospital no dia seguinte.

Em seguida, Talyta pergunta o que Leandro está sentindo, e ele responde que está “bem melhor”. Logo depois, ele afirma que será entubado e que o aparelho seria desligado por três dias.

Leandro havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida San Martin no último domingo, dia 28 de junho de 2020, com sintomas da doença, e foi transferido para o Wet’n Wild no dia seguinte.

O jovem morreu na madrugada da última terça-feira, dia 30 de junho de 2020. A família soube após uma ligação da assistente social.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que, “de acordo com o apurado junto à empresa Associação Saúde em Movimento (ASM), gestora do Hospital de Campanha do Wet’n Wild, não houve erro/negligência médica no atendimento ao paciente Leandro Santos Azevedo”.

A nota ainda diz que “devido a complicações do estado clínico do paciente, a equipe médica optou pela intubação do mesmo, uma vez que o tratamento com uso do respirador mecânico não estava surtindo efeito. Infelizmente, a piora clínica evoluiu rápido, apesar da utilização de toda estrutura assistencial disponível no leito de UTI da unidade”.

Ainda segundo a SMS, uma equipe técnica da secretaria responsável pela fiscalização das metas qualitativas dos atendimentos ofertados à população pelas empesas terceirizadas fará apuração dos fatos.

Fonte: Varela Notícias

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