A informação foi confirmado por Antônio Araújo, representante do Ibrafoco – Instituto Brasileiro de Fomento a Ovinocultura e Caprinocultura Comercial, – durante uma live com lideranças políticas do município de Ourolândia.
A visita do presidente Bolsonaro a região de Jacobina marcará o lançamento do Programa Sertão Forte, que objetiva fomentar negócios nos setores da agropecuária e produção de energia limpa (notadamente a solar) a partir da união das forças dos pequenos produtores rurais e empresários, com a criação do Marco Regulatório do Semiárido.
O Programa Sertão Forte, que está sendo preparado pelo Governo Bolsonaro, se assemelha ao “Cabra Forte”, criado na Bahia, na gestão do ex-governador Paulo Souto (DEM), que acabou sendo extinto pelo seu sucessor, o ex-governador Jaques Wagner (PT).
O Cabra Forte buscava alavancar o desenvolvimento econômico da região mais seca da Bahia, oferecendo assistência técnica, infraestrutura hídrica, melhoramento genético, nutrição e sanidade animal.
Para ajudar na formação ou complementação do desenvolvimento social, o Cabra Forte funcionava como facilitador, estimulando a alfabetização de jovens e adultos. Os projetos de alfabetização eram realizados em parcerias com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), secretarias estaduais e municipais de educação.
Presidente Jair Bolsonaro e Antônio Araújo, representante do Ibrafoco |
A última vez que um presidente da República, no exercício do mandato, esteve em solo jacobinense foi no dia 6 de novembro de 1957, quando o Presidente Juscelino Kubitschek inaugurou o aeroporto local e o conjunto termoelétrico, recentemente instalado pela Comissão do Vale do São Francisco, para iluminação da cidade.
Há 63 anos, numa quarta-feira, às 12h15min, Juscelino Kubitschek chegava a Jacobina a bordo de um avião bimotor da FAB, acompanhado por uma comitiva formada por ministros, senadores, deputados, engenheiros e técnicos. A recepção foi apoteótico, e as imagens daquele dia até hoje permanecem vivas na memória da população.
O presidente Jair Bolsonaro, irá lançar o programa Sertão Forte na vizinha cidade de Ourolândia, mas toda estrutura para a sua visita será concentrada em Jacobina.
Será uma oportunidade para o Presidente Jair Bolsonaro também fazer história na “Cidade do Ouro”.
Juscelino Kubitschek sendo recepcionado em Jacobina no dia 06 de novembro de 1957 |
Fonte: Notícia Livre
0 Comentários