A história do município começou em 1925, na sede da “Fazenda Cinco Várzeas”, chamada de “Sobradinho”, de propriedade de João Damasceno Sampaio, onde o mesmo tinha um sonho de ser fundador de uma cidade. “Fazenda Cinco Várzeas” e “Terra do Junco” foram os primeiros nomes de Piritiba. 1952 veio à emancipação, desmembrando do município de Mundo Novo-BA.
CULTURA:
Piritiba também é conhecida como “Cidade Alegria”. Possui um dos mais conhecidos festejos juninos do estado da Bahia, o São João de Piritiba, realizado no mês de junho, época que o município recebe considerável aporte de renda e pessoas, em função do festejo.
O município também é conhecido em diversos lugares do Brasil pela citação na música “Capim Guiné”, composição de Wilson Aragão (cantor e compositor nascido na cidade) e o saudoso Raul Seixas (visitou Piritiba em algumas oportunidades).
ECONOMIA:
Sua economia tem funcionado, ao longo de décadas, baseada na agricultura, micro indústria e outras rendas provenientes do comércio e do funcionalismo público. Piritiba era uma das maiores produtoras de farinha de mandioca da Bahia.
Segundo a prefeitura de Piritiba, o município possuí os seguintes povoados e distritos:
Mamão; Caldeirão Grande; Tamanduá; Queimadinha; Céu azul; Panorama; Maniçoba; Porto feliz; Andaraí/Núcleo Rural; Tabela; Chapada; Grotão; Largo; França; Sertão bonito; Beira do Rio; Pindobeira; Vila nova; Rural esperança; Cantinho; Massambão; Ponte do Massambão; Laginha; Lagoa do Pedro; Areia Branca e Cigana.
POPULAÇÃO:
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro e Geografia e Estatísticas) Piritiba possuía, em 2019, uma população estimada de 24.755 habitantes.
HINO:
0 Comentários