A Lapinha de Dona Terta - Por: Adaelson Alves Silva



Dr. Adaelson Alves Silva , piritibano, radicado no Paraná, médico Nefrologista. E autor do lindo texto "A Lapinha de Dona Terta".

Veja o Quinto episódio da Série "Um Dedo De Prosa".

VEJA "A Lapinha de Dona Terta"

Este, em tudo,  foi um Natal diferente . Na sua essência, com certeza, foi igual aos anteriores. A cidade não estava enfeitada. Os corações mais entristecidos pelas lembranças de amigos e familiares que nos deixaram precocemente.   O velhinho gordo e barbudo, entretanto, nos mostrou que o que mais importante ele poderia nos dar de presente era a vida, que muitos não esperaram a sua chegada.

Pois bem. Vamos comemorar a vida, com alegria e fé em um futuro melhor. Hoje quero relembrar de um Natal da minha infância: de calça curta e suspensório, segurando um lindo balão, que nós chamávamos de bola de Natal, fomos conhecer a Lapinha de D.Terta, que pra ser anã sobravam-lhe poucos centímetros na sua altura. 

Grande louceira, que com as suas pequenas mãos transformava o barro da cacimba de seu Vicente em panelas, moringas, potes, tachos e outros utensílios mil. A casa era pequena. Também pequena era Joaninha, a filha, que com a ajuda da mãe, montou no canto da sala, aquela linda lapinha. Todos os personagens alí presentes foram moldados pelos dedos ágeis de D. Terta.

- Aqui estão os três reis magros, mostrava a velhinha orgulhosa apontando para aquelas três figuras esquálidas e famintas. Em seguida foi a vez das vacas e ovelhas. Também Maria e José, os pais do menino Jesus, que repousava na manjedoura.

Joaninha, com os olhos marajedos,  contou-nos que o menino Jesus tinha sido trocado no Armarinho de Nelson Martins, meu pai. 
Cheio de curiosidade perguntei: 

o menino Jesus foi trocado pelo o quê?

- Por dinheiro, acudiu Terta.

-Então, a senhora o comprou?

-Não meu filho, santo não se compra. Troca-se por dinheiro.

Um bom domingo para todos vocês, desejando a todos um ano venturoso.

 


Postar um comentário

0 Comentários