A Diretoria do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Jacobina, CONDEMA, procura esclarecer as causas dos vários tremores que atingiram o município nos últimos meses. Para este fim, encaminhou Ofícios ao Coordenador do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e ao Coordenador de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades da JMC Yamana Gold.
No documento ao LabSis, o diretor do CONDEMA solicita ao Prof. Dr. Aderson Farias do Nascimento, que sejam encaminhados documentos que informem as possíveis causas destas sismicidades. Além disso, solicita a participação de algum membro da equipe do Laboratório Sismológico na reunião ordinária do órgão que irá ocorrer na quarta-feira, dia 30 de junho de 2021, às 16h30min, por meio de plataforma digital.
Já ao Sr. Leonardo Hellstrom Bonfim, Coordenador de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Comunidades da JMC, o ofício enviado solicita, com base na a Lei nº. 1.116, de 20 de dezembro de 2012, que instituiu o Código Municipal de Meio Ambiente do Município de Jacobina, e no Regimento Interno no CONDEMA, o seu comparecimento a fim buscar junto ao representante da Mineradora informações os referidos sobre os tremores. Solicita também que sejam encaminhados documentos que comprovem que não há relação entre os tremores e as atividades desenvolvidas pela JMC no município.
Desde o fim do ano passado a cidade de Jacobina já sofreu 16 abalos sísmicos, alguns beirando os 2 postos na escala Richter, entretanto, até o momento, não se sabe o que realmente vem provocando estes eventos, que já causaram danos a algumas residências e provocando temos a população.
Fonte: Bahia Acontece
0 Comentários