Dr. Adaelson Alves Silva, piritibano, radicado no Paraná, médico Nefrologista. E autor da crônica "Deu com os burros n'água".
Veja mais um episódio da Série "Um Dedo De Prosa".
Hoje é domingo, dia que reservo para escrever algumas palavras para os amigos. Hoje estou atendendo ao pedido da minha amiga Rosália Santos, irmã de Gringo e Laercio, antigos moradores de Piritiba e leitora assídua desta coluna. Ela quer saber a origem da expressão “deu com os burros n’água” que usamos para designar quando alguém faz um esforço para conseguir algo e se da mal, tipo, iniciar um negocio e não dar certo.
Pois bem. Esta expressão vem dos tempos do Brasil colônia, quando era necessário escoar a produção de ouro, cacau e café entre o Sul e Sudeste. Para atravessar o sertão brasileiro com essas mercadorias, os tropeiros utilizaram o lombo de burros e mulas que resistiam a longos períodos de caminhada pelas matas. Reza a lenda que, apesar de bastante lucrativa, estas comitivas sempre se deparavam com desafios de transpor rios desconhecidos ou regiões alagadas. E você deve estar imaginando que durante a travessia de rios caudalosos estes burros acabavam se afogando em razão do peso excessivo que traziam nas suas costas.
Diante deste grande problema, os Bandeirantes se viam obrigados a retornar a São Paulo e noticiavam sobre o fracasso da expedição usando a seguinte expressão : “demos com os burros n’água”
Hoje pela manhã eu fui fazer uma visita a um belo parque que tem aqui em Maringá, o Parque do Japão. Diante de sua beleza eu não me canso de visitá-lo, sempre que posso, mas hoje eu dei com os burros n’água”: o Parque estava fechado para visitação.
0 Comentários