Mairi registra casos da gripe H3N2


O município de Mairi confirmou quatro casos de gripe H3N2 nesta quarta-feira (12 de janeiro). Segundo a Secretaria de Saúde, a identificação desse novo subtipo de gripe foi realizado através de rastreio de exames colhidos na Central Covid-19 e enviados ao Lacen-Ba.


Das amostras enviadas, quatro casos testaram positivos: três adultos e uma criança, que apresentaram sintomas gripais sem necessidade de internação.


Conheça a H3N2


A nova cepa do subtipo A tem registrado surtos atípicos de gripe, bem como mortes, em várias regiões dos estados brasileiros. “Os sintomas que se manifestam são parecidos com a gripe comum (H1N1): febre alta, tosse, inflamação na garganta, dores de cabeça, no corpo e nas articulações; além de calafrios e fadiga”, explicou a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Mairi, Emanuelle Oliveira.


Contágio


O vírus H3N2 é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar, quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Por ser um vírus respiratório, a prevenção contra ele é igual ao da Covid-19: uso de máscara, distanciamento social, higienização das mãos.


Vacina


Até o momento não temos vacinas disponíveis para a variante H3N2. O Butantan anunciou que uma vacina trivalente contra a influenza começará a ser distribuída até o final de fevereiro. O imunizante é composto pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B.


Nos casos de gripe apresentando febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo, mal estar geral e calafrios, procure o serviço de saúde mais próximo para diagnóstico e tratamento adequados e permaneçam em suas residências pelo tempo estipulado pelo médico.


Em tempo, reforçamos medidas de controle do risco sanitárias e orientamos o atendimento na Unidade de Acolhimento Covid-19 localizada na Avenida Suzete Santos Araújo, Bairro do Coqueiro. Dúvidas e outras informações através do telefone: (74) 99818-5150.



Fonte: www.mairi.ba.gov.br



Postar um comentário

0 Comentários