II Fórum de Inovação e Sustentabilidade em Educação da Chapada Diamantina

 


O II Fórum de Inovação e Sustentabilidade em Educação da Chapada aconteceu em dezembro de 2022, na cidade de Piritiba-Ba. Em sua segunda edição, o evento começa a se configurar como um importante espaço para observação e discussão sobre a importância de repensar a educação pública no sertão baiano. Cidades pequenas como Piritiba (com população em torno de 25 mil habitantes), localizadas no sertão nordestino e que apresentam baixos indicadores sociais, costumam figurar no imaginário coletivo como locais com pouca expectativa de desenvolvimento. Por isso é importante construir espaços que destacam a relação entre educação e desenvolvimento: sem formar cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e capacitados para produzir riquezas e atuar no mercado de trabalho, não é possível pensar em desenvolvimento. Este trabalho começa na infância, na educação básica, seja na escola, em casa ou nos espaços de convivência. 

Educação é um empreendimento da sociedade. É um trabalho que leva o tempo de gerações para surtir efeito e é responsabilidade de todos. Famílias com poucos recursos precisam acreditar que a escola pública pode ser um caminho para que um filho rompa um ciclo perverso de ter o destino traçado apenas por ter nascido com poucos recursos financeiros; o poder público precisa entender que educação é investimento; gestores e professores precisam compreender a importância de prestar um serviço de qualidade e envolver os melhores profissionais; e a sociedade civil precisa se organizar e estar vigilante para garantir que este empreendimento seja prioridade de todos na busca de uma sociedade mais justa. Sem que um desses vetores atue efetivamente, projetos de educação tendem a produzir resultados pouco consistentes. E todos estes agentes estavam presentes no II Fórum de Inovação e Sustentabilidade em Educação da Chapada. O evento representa a culminância para o ano de 2022 de um projeto que acontece em Piritiba e que precisa se espalhar pelo estado.

Desde 2017, quando aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, há um movimento em Piritiba que envolve todos estes agentes. Um dos focos tem sido a construção de uma cultura para o universo digital na cidade. Para exemplificar, no segundo semestre de 2022, as normas para ensino da computação na educação básica foram incorporadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Em Piritiba, ações neste sentido acontecem desde 2018, quando foi realizado um curso de Computação Criativa, desenvolvido pela Universidade de Harvard, traduzido e adaptado por professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), para alunos da rede municipal de ensino. Muitos achavam impensável uma realização como essa em uma cidade com as características típicas de muitos municípios do sertão baiano e nordestino. Atualmente, em Piritiba, há turmas de cursos de formação em Pensamento Computacional para alunos dos anos finais do ensino fundamental, aulas de computação para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, curso de Letramento Digital para professores da rede municipal, curso de Informática Básica para a comunidade, criação e atuação do Instituto Tecnológico de Piritiba (ITPi), entre muitas outras ações.

O mais interessante é que o movimento não tem uma liderança específica, mas vários parceiros, cada um atuando com sua expertise. Outros exemplos podem ser apresentados para evidenciar essa observação. A então secretária da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), Adélia Pinheiro, esteve presente na formatura das turmas de Pensamento Computacional em 2019, o que gerou desdobramentos, como a implantação do Espaço Colaborar, um equipamento para promoção de ações co-working na cidade. O Senar realizou a primeira turma do seu Programa AgroJovem em Piritiba, como resultado da articulação com a Prefeitura Municipal e o ITPi. Na mesma linha, o Sebrae realizou cursos de elaboração de Planos de Trabalho para jovens da cidade. A UEFS tem permitido que professores e alunos de graduação e pós-graduação se envolvam nos projetos de educação em computação, na construção dos cursos de Pensamento Computacional e Letramento Digital. A prefeitura tem apoiado todos estes projetos e ações, inclusive fornecendo o principal recurso para realização das ações: profissionais empenhados e qualificados. É uma grande mobilização que não cabe neste texto em sua totalidade, mas que precisa ser conhecida para que novos braços possam se agregar e outros municípios possam ser impactados. Esse emaranhado de acontecimentos foi apresentado no II Fórum de Inovação e Sustentabilidade em Educação da Chapada.

O evento teve participação do prefeito, vice-prefeito, representantes da câmara de vereadores, da UEFS, do Sebrae, do ITPi, e outras importantes autoridades e agentes locais e regionais. Depois de algumas falas sobre as ações que vêm sendo realizadas no município e sobre a importância de construir um pacto social em prol da educação, transformando a crise causada pela revolução digital em oportunidades para repensar a educação no sertão baiano, o espaço foi aberto para as principais estrelas do evento. Estas estrelas são estudantes, seus familiares e professores da rede municipal de ensino. Os estudantes que participaram do curso de Pensamento Computacional receberam seus certificados. Também receberam os certificados, os professores da rede municipal de ensino que participaram do curso de Letramento Digital, em um esforço que merece o reconhecimento de todos. Além disso, alunos da zona rural envolvidos no Programa Despertar, do Senar, foram certificados como agentes mirins 2022/2023.

Algumas ações planejadas para o ano de 2023 também foram apresentadas: atividades de contraturno que incluirão aulas de computação e reforço de matemática, português, entre outras matérias, para alunos dos anos iniciais do fundamental; continuidade da formação em Pensamento Computacional; oficinas de Informática Básica; oficinas de robótica e muito mais. Foi um evento rico de esperança e de uma torcida muito grande para que este seja um caminho sem volta na construção de um projeto de efetiva transformação de realidades.

José Amancio Macedo Santos é professor e pesquisador da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e presidente do Instituto Tecnológico de Piritiba (ITPi)

Reverson Nascimento Lima Santos é coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Piritiba e membro associado do Instituto Tecnológico de Piritiba (ITPi)


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