Nesta obra, o professor de geografia Helder Silva Souza oferece uma análise aprofundada dos aspectos socioeconômicos relacionados aos domínios geográficos e geológicos de Irecê-BA.
Com rigor didático e metodológico, o autor explora a formação da geologia regional, a vegetação, o uso do solo e os recursos hídricos desta região crucial do Estado da Bahia.
O estudo centra na análise da produção de Fosfato em Irecê, ainda que acertadamente o autor percorra as origens da extração do elemento a nível mundial, expondo os principais produtores e importadores em esfera global, incluindo o Brasil. Após essa apresentação, já em escala nacional, ao demonstrar os estados brasileiros com produção análoga, Helder agrega ao território analisado, conferindo uma unidade necessária.
A dimensão econômica, mas sobretudo os aspectos sociais e humanos da região de Irecê, localizada no centro norte da Bahia, na bacia do rio São Francisco, é analisada de forma precisa e equilibrada neste livro, trazendo o leitor para uma dimensão que transcende a matéria escrita, numa espécie de viagem histórico-temporal, e espacial-erudita.
Com pluviosidade média de 582 mm anuais, Irecê, locus principal do estudo, é a circunscrição em que Helder defende uso racional e social desse recurso, em que pese equilibrar com a geração de renda na cidade e seu entorno.
0 Comentários