Por que Piritiba não recebeu doses da vacina da dengue? Entenda o caso:


Nas redes sociais, esta semana, repercutiu a informação de que o município de Piritiba-BA, juntamente com outros municípios da Bahia, não receberá doses da vacina contra a dengue. A dúvida que ficou entre os internautas foi a seguinte: Por que Piritiba não receberá as doses da vacina? 

Na região, o único município que irá receber as doses da vacina é Mundo Novo, e começará a aplicá-las a partir desta terça-feira (20).

Nossa redação entrou em contato com o secretário de Saúde de Piritiba, Rafael Correia, que afirmou que o município não faz parte dos contemplados pelas doses da vacina, pois não registrou incidência da doença proporcional à população nos anos de 2022 e 2023. Piritiba, nesse período, só registrou 5 casos. E por esse motivo, não está na lista de prioridades para receber as dosagens da vacina.

De acordo com um levantamento obtido pelo portal A TARDE, até o momento, há municípios considerados em risco iminente de epidemia, ou seja, prestes a acontecer. Estes incluem Piritiba, Barra do Mendes, Serrolândia, Lajedão, Chorrochó, Jaborandi, Caturama, Macaúbas, Tanque Novo, Cordeiros, Manoel Vitorino e Cafarnaum.

Vale ressaltar que o fato de a cidade não receber a vacina não significa que não haja mosquitos da dengue circulando. É importante seguir algumas dicas relevantes para evitar os focos dos mosquitos.

1. Descarte Água Parada:

Certifique-se de eliminar recipientes que possam acumular água parada, evitando locais propícios para a reprodução do mosquito.

2. Vede Caixas d’Água:

Garanta que as caixas d’água estejam devidamente vedadas, impedindo a entrada do mosquito Aedes aegypti.

3. Limpe Calhas e Ralos:

Realize a limpeza regular de calhas e ralos, impedindo o acúmulo de água e criando uma barreira eficaz contra a proliferação do mosquito.

4. Proteção Individual:

Utilize repelentes e mosquiteiros, especialmente durante os períodos de maior atividade do mosquito.

5. Denuncie Focos:

Seja um agente de saúde pública! Denuncie possíveis focos do mosquito, contribuindo para a prevenção em nossa comunidade.

 


Por Ian Notícias 

Postar um comentário

0 Comentários