Hospital registrou longas filas nesta terça-feira (26). — Foto: TV Bahia
O segundo dia de funcionamento do Hospital Veterinário de Salvador foi marcado por longas filas e pelo abandono de um animal. A unidade foi inaugurada na segunda-feira, dia 25 de março de 2024 e começou a receber pacientes para atendimentos eletivos nesta terça (26).
Na segunda-feira, houve apenas atendimentos emergenciais, enquanto nesta terça foram abertas vagas para consultas.
A unidade é o primeiro hospital público para cães e gatos em toda a Bahia. Localizado no bairro de Canabrava, na capital baiana, ela tem 70 leitos para acolher os animais.
Inicialmente, a informação era de que seriam distribuídas 40 fichas, por ordem de chegada, para os atendimentos. As situações de emergência não entram nesta contagem.
"Essa alta procura já era esperada, porque Salvador tem uma demanda enorme reprimida de todo o estado da Bahia. Vamos atender a todos, vamos fazer a triagem em todos os animais e os que estão em emergência vão ser passados na frente", afirmou a a secretária municipal de Sustentabilidade e Resiliência, Marcelle Moraes.
Os primeiros tutores que conseguiram ter os animais atendidos na manhã desta terça-feira chegaram na fila entre 4h e 5h. O atendimento começou às 8h, horário de abertura da unidade.
"Trouxe meu cachorro porque ele está com caroços no corpo e tosse. Cheguei aqui por volta das 4h", afirmou uma tutora que estava no local.
Abandono de animais
De acordo com a secretária, um animal foi abandonado na unidade neste segundo dia de atendimento. O suspeito de cometer o crime ainda não foi identificado.
Ainda segundo Marcelle Moraes, para evitar que mais casos como esse se repitam no local, câmeras de segurança serão instaladas e haverá um posto da Guarda Municipal na unidade.
Não foi informado quando as medidas serão implementadas no local.
Informações sobre o hospital:
Horários de funcionamento:
Animais internados: 24 horas;
Atendimento eletivo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábado de 8h às 12h, para consultas de retorno.
Documentos exigidos:
RG do tutor;
Comprovante de residência do tutor.
Leitos e atendimentos:
Atendimento apenas para cães e gatos;
70 leitos disponíveis;
Média de 40 atendimentos por dia, por ordem de chegada.
Especialidades:
Emergência;
Ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo;
Exames de média e alta complexidade, como Raio X, ultrassom e hemograma;
Vacinas;
Teleconsulta.
Administração:
Diretoria de Proteção Animal de Salvador, que faz parte da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis).
Fonte: G1 Bahia
0 Comentários